ADM de Condomínio – Condomínio sustentável

108 total views, 1 views today

Condomínio sustentável! O desenvolvimento sustentável é uma tendência cada vez mais forte entre os condomínios. Além de ser um meio para preservar o meio ambiente, também melhora a qualidade de vida dos condôminos e reduz gastos financeiros.
Para que seja efetivo a sustentabilidade no condomínio, pode-se começar por atitudes simples, como:

Economizar papel

Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. Trazem prejuízos ao meio ambiente ao serem jogados fora. Mas o grande problema é que esse material é essencial no dia-a-dia de grande parte da população. E mesmo parecendo impossível, há maneiras de evitar seu uso.
A tecnologia avançada já possibilita a economia dos papeis na hora de informar. Nos condomínios os avisos podem ser enviados via e-mail, o que já diminui o uso do papel, ajudando com a sustentabilidade.

Descartar o óleo de cozinha corretamente

O óleo de cozinha pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Uma gota dele pode contaminar até mil litros de água. Causar a morte de muitas plantas e animais aquáticos. E ao ser descartado na pia acumula no encanamento e retém resíduos. Entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura.
Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos. Por isso a importância do descarte correto. Nos condomínios, os moradores devem guardar o óleo em uma garrafa PET e determinar um local para armazená-las, para fazer o descarte em locais próprios para a coleta.

 Instalar lâmpadas de LED e sensores de presença

 

As lâmpadas de Led, além de consumir menos energia, com até 90% de economia, não possuem mercúrio (uma substância danosa ao meio ambiente), o que facilita seu descarte, e sua durabilidade é muito maior. Nos condomínios o uso de sensores de presença é excelente no auxílio da economia. Evitando que as luzes fique acesas 24 horas por dia.

Fazer a coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo. Facilitando muito o tratamento e diminuindo as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta. Incluindo a vida humana. Fazer essa coleta é muito fácil, o condomínio pode fazer parceria com empresas especializadas no recolhimento e tratamento do lixo reciclável, sendo separado do lixo orgânico. É importante também realizar campanhas ou palestras para explicar aos moradores porque é importante reciclar e como fazer a separação dos materiais.

 

Essas são algumas formas simples para a sustentabilidade. Mas existem ainda muitas outras, como: instalar painéis solares, construir cisternas para captar e reutilizar a água da chuva. Trocar as torneiras por modelos com temporizador e trocar a churrasqueira por uma a base de gás natural.

Uma forma criativa de incentivar os moradores a aderir práticas sustentáveis é espalhar lembretes pelas áreas comuns do edifício(Lembretes em quadros de escrever para não gastar papel!) com dicas simples de como economizar luz, água e papel. É uma forma simples de inspirar uma vida com mais atenção à sustentabilidade.

Nós queremos simplificar e desburocratizar os serviços imobiliários, por isso tornamos as coisas mais simples, seja para comprar, vender ou alugar, nós estamos aqui para lhe ajudar.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *